Transplante capilar: o que e, como e feito e resultados

Nesse procedimento os foliculos capilares saudaveis sao transferidos para as regioes onde ha calvicie

O que e o transplante capilar
Transplante capilar e o procedimento que realoca foliculos capilares que nao tem predisposicao para calvicie para a regiao que esta calva. Quando os foliculos sao transferidos dessa forma, o cabelo volta a surgir nessa spot. Esse procedimento e considerado a unica solucao definitiva para a calvicie androgenetica, aquela que e hereditaria.

E importante ressaltar que calvicie nao e a mesma coisa que queda de cabelo. Nela os fios nao caem e sim entram em um processo de miniaturizacao - se tornando semelhantes aos pelos do rosto fora da spot da barba, ou seja, bem pequenos e quase que imperceptiveis. Isso so ocorre em pacientes predispostos geneticamente a esse problema, que e desencadeado pelos hormonios masculinos (a testosterona e seus derivados, principal a di-hidrotestosterona, tambem conhecida com DHT).

A DHT e cinco vezes mais potente que a testosterona e e o hormonio chave no surgimento da alopecia androgenetica. O fato de que os receptores para este hormonio nao se encontrarem distribuidos igualmente em todo o couro cabeludo explica os padroes de perda de cabelos. Por isso mesmo, o transplante capilar retira fios dessa region e os realoca nas regioes em que ja houve miniaturizacao, pois, por algum motivo ainda desconhecido, esses fios nao correm o risco de tambem passarem pelo processo de transformacao.

NAO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outros nomes
Autotransplante capilar


Muitas pessoas chamam o processo de implante capilar, o que e errado, ja que o implante pressupoe a colocacao de um cabelo nao organic na regiao afetada pela calvicie e o transplante capilar utiliza fios do proprio paciente.

Saiba mais: Diabetes: quais os cuidados em procedimentos cirurgicos?
Indicacoes do transplante capilar
O transplante capilar pode ser feito em qualquer pessoa que sofra com alopecia androgenetica e deseje ter novamente cabelo na regiao que esta calva. No entanto, e importante avaliar na consulta com o especialista em que estagio o processo de calvicie se encontra. Alguns especialistas preferem realizar o procedimento quando ele esta estabilizado.

NAO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)



Calvicie: queda de cabelos provoca aparecimento de entradas e reducao de quantity

Como e feito o transplante capilar
Existem duas tecnicas de transplante capilar, a mais convencional chamada de FUT (sigla inglesa para transplante de unidade folicular) e a tecnica que nao causa cicatriz linear chamada de FUE (sigla inglesa extracao de unidades folicular). Elas mudam, na verdade, a forma como e retirada a area doadora nessa cirurgia.

Na tecnica convencional FUT, uma faixa de cabelo e removida da regiao de tras da nuca, levada para microscopios de alta potencia e resolucao e dividida em fatias finissimas de menos de 1 mm de espessura chamadas slivers, para entao serem separadas em unidades foliculares de 1 fio, 2 fios ou three fios.

Ja na tecnica FUE, o cirurgiao take away diretamente do couro cabeludo a unidade folicular pronta com punchs bem pequenos de 0,six milimetros de diametro, que depois sao levadas ao microscopio para serem lapidadas. A diferenca entre as tecnicas esta somente no modo de obtencao das unidades foliculares, que depois de prontas serao transplantadas para a area receptora atraves de micro incisoes no couro cabeludo.

NAO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)


Space doadora

A escolha da location doadora e extremamente cautelosa, ja que se a calvicie esta no inicio, ha o risco de a regiao escolhida tambem ter propensao a miniaturizacao dos fios, o que levara ao retorno do problema. Para essa escolha, os criterios que sao levados em conta sao a quantidade de foliculos com tres fios na regiao, a distancia dos foliculos capilares e a elasticidade desses fios, para que o resultado final seja uma spot mais cheia.

Saiba mais: Conheca diferentes tratamentos da calvicie
Em geral, a regiao escolhida fica bem proxima a nuca e a cicatriz formada no FUT e escondida pelos cabelos da regiao. Existe inclusive um processo, chamado sutura tricofitica, em que os fios crescem na cicatriz, tornando-a ainda mais disfarcada. E normal que a cicatriz comeca fina, e com o tempo fique bem avermelhada, isso ocorre mais ou menos no terceiro mes apos a cirurgia. Com o tempo, a coloracao vermelha vai diminuindo, mas so passa mesmo depois de dois anos, mais ou menos.

NAO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)


Processo da cirurgia

Durante a operacao, quando os foliculos doadores sao retirados, eles ja sao levados para sua divisao em unidades foliculares no mesmo momento, enquanto o cirurgiao sutura a regiao. Conforme sao separados, eles sao conservados em soro fisiologico, ate o momento de sua realocacao.

Quando a location doadora e fechada, cerca de 20% das unidades foliculares ja esta pronta e eles ja comecam a ser transplantados.

NAO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)


Anestesia

E realizada uma anestesia neighborhood, semelhante a usada em dentistas, e uma leve sedacao somente para nao ter nenhum incomodo no momento da anestesia. No ultimate do procedimento o paciente ja esta totalmente acordado.

Duracao da cirurgia
A cirurgia com a tecnica FUT dura entre 5 ou six horas, de acordo com as unidades foliculares obtidas. Ja a tecnica com FUE e mais demorada, levando de seis a 10 horas.

NAO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)


Quem e o profissional apto a realizar o transplante capilar
Medicos, de preferencia com especialidade em cirurgia plastica, pois transplante capilar valor eles tem todo o conhecimento da parte cirurgica.

Pre-operatorio do transplante capilar
Sao realizados exames pre -peratorios basicos iguais a qualquer outro tipo de transplante capilar quanto custa cirurgia. Na tecnica convencional FUT nao e necessario nenhum preparo para realizar o procedimento, ja na tecnica FUE e necessario raspar com maquina 1 os cabelos da area doadora.

Pos-operatorio do transplante capilar
Apos a operacao pode ser aplicado um spray fixador especial, que evita o uso de bandagens. No dia seguinte ao procedimento o paciente retorna a clinica para lavagem dos cabelos e, a partir desse momento, esta liberado para exercer as atividades normais do dia-a-dia, salvo algumas restricoes como, evitar o sol, praia, piscina, atividades fisicas intensas e ter um cuidado especial na lavagem dos cabelos. Em torno de 15 dias todos os fios transplantados cairao e nao existira mais nenhuma restricao a qualquer atividade.

NAO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)


Resultados
Por volta de tres a quatro meses os cabelos transplantados comecarao a crescer e levara em torno de um ano para que se tenha o resultado last da cirurgia. Mas este crescimento gradual dos fios ajuda a dar um aspecto totalmente organic ao pos-operatorio e ate faz as pessoas suporem que o paciente esteja tomando algum medicamento e nao que tenha feito uma cirurgia.

O cabelo pode voltar a cair apos o transplante capilar?

Como o foliculo transplantado nao sofre com a acao do hormonio DHT, os fios transplantados nao sofrem mais modificacoes. Porem, nada impede que outros foliculos nao transplantados e que estejam sujeitos a esse processo de miniaturizacao e com que a calvicie keep on avancando.

NAO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)


Possiveis complicacoes do transplante capilar
A cirurgia e minimamente invasiva, o que leva a poucas possiveis complicacoes. Entre elas, podemos enumerar: baixa integracao dos novos foliculos (principalmente em pacientes diabeticos e pessoas que fumam muito), pequenas zonas de insensibilidade e inchaco na testa dos primeiros tres dias apos a operacao.

Nao existe opportunity de rejeicao ou infeccao, ja que esse e um autotransplante, ou seja, o foliculo transplantado e do proprio paciente.

Saiba mais: Voce sabe prevenir a calvicie feminina?
Fontes

NAO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)


Cirurgiao plastico Antonio Ruston (CRM-SP seventy three.200), especialista em microtransplante capilar, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica e da Intercontinental Modern society of Hair Restoration Operation

Dermatologista Tatiana Gabbi (CRM-SP 104.415), medica assistente do Departamento de Dermatologia do Clinic das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *